Seguidores

terça-feira, 12 de julho de 2011

Mary Jane Ansell - muito bom!!!

Oi gente!

Estou naqueles dias e pouca/nenhuma inspiração. Os lápis e eu não estamos nos entendendo bem. Ansiedade. Inquietude. Nada pior para quem quer desenhar/pintar... mas eu sou brasileira; não desisto nunca!

Enquanto o espírito não volta ao "normal", vou me nutrindo do trabalho de mestres. Tem muita gente boa fazendo arte por este mundão e a intrnet democratizou o acesso (ao menos visual) a esses tesouros.

No blog da Andrea Guim (que trata, entre outros assuntos, de arte de alta qualidade) desfilam muitos artistas internacionais das mais variadas tendências. Em casa post, a blogueira faz indicações do artista e do site onde podem ser visitados os trabalhos.

Hoje, ao garimpar esses posts, chamou a minha atenção o trabalho de Mary Jane Ansell (visite o site AQUI)













O predomínio das cores frias na maioria das telas acima parece ser uma marca da artista. Atraiu-me a temática, quase que exclusivamente de mulheres em situações intimistas. Eu não sei se esses trabalhos podem ser chamados de hiper realistas; tem, claro, uma riqueza de detalhes notável, mas percebi que não há uma obsessão por retratar cada fio de cabelo, cada dobra de tecido... isso me agrada. Tenho profunda admiração pela obstinação dos hiper realistas e pelo domínio absoluto da técnica, mas, talvez até pelo meu temperamento um tanto inquieto e disperso, procuro me dedicar a aprender um figurativo menos fiel aos detalhes... bom, por enquanto, meu objetivo é domar a tinta. Discutir o estilo, a essas alturas do campeonato, é apenas sonhar acordada! rsrrssr

5 comentários:

  1. O estilo dela é hiper realista, mas se vc notar bem - SEM deixar de ser pintura em momento algum.
    Com toda a sinceridade eu acho desenho ( ou pintura ) realista muito fantástico e sem graça ao mesmo tempo, estranho né? rsrs
    Tipo assim - é de deixar qualquer um de boca aberta como alguns desenhistas conseguem uma perfeição quase fotográfica em seus desenhos mas daí me vem a pergunta (interna) que não quer calar "_Qual a graça de fazer um desenho tão perfeito, mas tão perfeito que pareça mais uma foto em preto e branco do que uma representação artística do real?"
    Acho bonito mas muito sem graça ao mesmo tempo.

    O que me atrai mesmo são os desenhos que se VÊEM estampados exatamente as feições do modelo, que eu sei que É AQUELA pessoa sem a mínima sombra de dúvida MAS que ao mesmo tempo não deixa de ser um desenho - o traçado está ali, os risquinhos, etc etc tudo que um desenho deve ser, uma representação artística do real, mas em desenho, óleo, aquarela ou qualquer que seja o material.
    Essa pintora é fantástica mesmo, Luciana.
    Obrigado por compartilhar essa informação. A internet nos possibilita conhecer muita coisa legal que há anos atrás sem se sonharia conhecer tão cedo ( ou tão longe rsrs )
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. uaua sao realmente maravilhosas ^^ sei como se sente as vezes nem toco nos meus materiais por dias .... a obrigado mais uma vez pela dica do ZUPI adorei ate achei revista deles pra comprar sao lindas

    ResponderExcluir
  3. Seu entusiasmo em aprender a pintar é contagiante Luciana!, mesmo com essas pausas, que são normais, a paixão pela pintura e desenho estão presentes! e isso é mto bom! Acho que vc faz uma sábia decisão em não optar em se definir "estilisticamente" por agora, se dedique primeiro a aprender a manuzear o material, muito provavelmente vc poderá adicionar mais detalhes que o necessário, mas com o tempo vc vai aprender a fazer as escolhas certas, confesso que ainda não sei, mas to aprendendo!
    O universo feminino é sempre muito inspirador para o artista, a mulher é um ser complexo, de vastas emoções, contradições, tem o poder de gerar uma vida dentro de sí, o que lhe concede quase que uma aura sagrada, ao mesmo tempo é vulnerável e vitma de violencia em várias sociedades, pra mim não há nada mais inspirador e apaixonante que o universo feminino!
    Não desista nunca Luciana, vc já é uma exelente artista, sabe o que quer e esta correndo atrás, esse é o caminho!
    Bom estudos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!!!
    Obrigada por gostar do BlogArte e por falar dele aqui!!! Amo arte! Sou pintora naïf e marido é escultor!!! Ja visitou meu outro blog onde tem minhas pinturas e artesanatos??
    Já tô te seguindo e sempre que der passo aqui pra ver as novidades.
    Duas dicas de blogs bons: Recogedor e Criando Desenhos (acho que ambos estão no meu blogroll).
    Ah! Tem também o Illustration Mundo,só sobre ilustração!!!
    beijins,
    Andrea Guim

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!
    Bela escolha, admiro este tipo de pintura, por outro lado não teria uma pintura hiper realista em casa, mesmo sendo linda, não é a minha cara!
    Sei bem o que é falta de inspiração, ou ansiedade em demasia, mas acho que este é um mal de todo o artista.
    Beijinho e um lindo findi!!!!!

    ResponderExcluir