Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Começar é sempre difícil

Oi gente!

Hoje eu quero conversar sobre pintura. Sobre técnicas de pintura. Sobre como aprender. Sobre como dominar os pinceis (e não ser dominado por eles!).

Explico. Eu comecei a desenhar há três anos. Antes disso, só rabiscos, muito ruins por sinal... tive a felicidade de encontrar uma professora espetacular, aprendi a trabalhar com o grafite, o carvão e o pastel seco. Amo desenhar, sentir aquela felicidade que surge quando otenho o efieto que esperava, quando a luz e a sombra chegam a um equilíbrio agradável de se ver.

Não sou hiper realista (como já perceberam! rsrsrsr). Gosto do figurativo, mas não tenho temperamento para trabalhar pacientemente até a perfeição fotográfica da imagem... admiro profundamente esse herois!

Bom, o fato é que estou na fase de transição para a pintura. Não posso contar com a minha estimada professora (que é uma pintora hiper realista), por conta de desencontros nos horários disponíveis. Em menos de dois meses já estou no segundo professor, mas a angústia é a mesma: a técnica é um mistério para mim, a minha paleta não me obedece, os resultados são desastrosos.

Sinto-me de asas cortadas; o que faço na aula fica na aula, não tenho autonomia para trabalhar a tela em casa, pelo simples fato de não saber o que fazer! É como se tivessem engessado minhas pernas e meus braços!

Gostaria de saber de vcs: qual o caminho? Como fazer? Conselhos, dicas, etc. Falem que eu escuto! rsrsrs


5 comentários:

  1. Oi, LU
    Minha irma eh artista plástica, vive criando coisas lindas, coisas loucas, mas sao as coisas dela.
    Sempre achei lindo a pintura, mas sentia o mesmo que vc nao sei se saberia criar sozinha.
    Um dia quem sabe
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, não saberia esplicar uma solução fácil, só sei que a prática leva a exelencia,e é preciso um pouco de paciencia mesmo, o resultado só melhora com o tempo, nesses quatro anos que venho pintando, somente agora me sinto razoalmente confortavel com o processo, depois de muito experimentar técnicas.
    Um conselho? daria apenas 01, pinte muito, sem parar, estrague muitas telas, tente de novo, e por ai vai...uma tela é sempre aprendizado para a próxima, e até vc ficar satisfeita com o resultado pode realmente levar alguns anos, conheço pintores que pintam a 15 anos e ainda não se entenderam com a técnica...
    Prátique, leia sobre técnicas, aplique o que aprendeu, tente, tente de novo...Acho que professores ajudam pouco nesta etapa, é um processo muito individual...
    Eu não devo ter ajudado muito, mas comigo foi assim, é importante não ter pressa...e praticar, só isso...

    ResponderExcluir
  3. Antes de partir para a criação, sugiro que primeiro tente dominar o material, para isso apenas copie, copie quadros de outros artistas, copie fotos de revista, copie modelos, uma vez dominado a aplicação do material, começe a criar...Se vc começar a criar ao mesmo tempo em que esta tentando dominar a técnica, vc estará complexificando ainda mais o aprendizado do "material" pintura...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Começar é difícil até mesmo pra quem já está calejado rsrs
    É verdade, muitas vezes as idéias somem ou não conseguimos colocá-las no papel ou na tela do jeito que idealizamos, noutras vezes nem inspiração temos, é complicado.
    Mas o ideal ( se ainda não chegou nessa parte, claro ) é se familiarizar com as nuances de cores, conhecer as primárias, secundárias e terciárias; cores quentes e frias; depois escolher motivos bem simples para copiar - seja de foto ou mesmo de outras pinturas bem simples, isso te dará uma base e vc vai adquirir confiança pouco a pouco.
    Como a base de tudo é o desenho, posso afirmar sem sombra de dúvida alguma que ESSA BASE vc já tem e com louvor - já conhece as gradações de luz e sombra e etc, é só transpor esse conhecimento para a paleta de cores devagarzinho.
    A base monocromática vc já sabe manusear ( no caso o desenho a lápis, sombreamento etc ) isso é fundamental.
    Natureza-morta pode parecer chato mas é um excelente exercício para começar, ou flores por exemplo.
    Depois que vc pegar o jeito poderá alçar vôos mais ambiciosos =)
    Lembre-se que se não gostou da pintura é só jogar uma chapada branca em cima e começar do zero novamente, o bom da pintura a óleo é isso hehehe
    Bj e grande abraço do amigo Betto.

    ResponderExcluir